Às autoridades

Situação de desespero nos canis da APA

Os membros da Associação de Proteção Animal (APA) aguardam não só serem ouvidos, mas, principalmente, serem atendidos nas reivindicações feitas em favor da vida, da vida dos animais. Tanto na medicina humana como na veterinária, sabemos como é importante a luta pela sobrevivência dos seres. Tamanha é sua responsabilidade que até juramento os formandos fazem na conclusão de seus cursos. Nas localidades onde a civilização já se instalou, a preocupação primordial é com a vida, seja humana ou animal.

Nossa cidade tem evoluído, procurando atender às necessidades de seus habitantes, mas, infelizmente, está deixando a desejar quanto ao cuidado com outros habitantes, os animais. Muitas destas criaturas maravilhosas que sempre conviveram com os homens são abandonadas por pessoas irresponsáveis e inescrupulosas, principalmente quando eles não mais atendem às suas necessidades ou apresentam algum problema. Para tais pessoas, os animais se tornaram produtos exclusivos de utilitarismo ou objetos descartáveis.

Os animais são parte da criação divina, mas são entregues a nós para que cuidemos deles. Além de esclarecimento nos meios de comunicação e nas escolas sobre adoção com responsabilidade, os profissionais e órgãos da medicina veterinária (Centro de Controle de Zoonoses e Hospital Veterinário da UFU) deveriam urgentemente criar um programa de esterilização de animais de rua. A APA já se colocou à disposição para apoiar esta campanha e reitera o oferecimento.

Quantos animais são capturados e executados friamente, sem oportunidade de serem reencontrados por seus donos! Nas ruas, eles são despejados, enxotados e, ao procurarem alimento, são até espancados. Ficam expostos a acidentes, que ocorrem com freqüência, mas ninguém se importa com a morte deles. Os animais só precisam de alimento, abrigo e carinho, como qualquer ser vivente. Mas não sabem que, entre os humanos, estão numa selva de pedras formada por pessoas muitas vezes piores do que os seres irracionais. Eles dependem de nós, mas também não sabem disso.

Vocês, profissionais da medicina veterinária, que estudaram para curar e salvar vidas, observem atentamente nossas reivindicações, nosso pedido de socorro. A APA conta apenas com pessoas amantes da vida dos animais e com doações de pessoas sensíveis. Não queremos nada para nós, mas para aqueles que também foram criados por Deus, que povoam a Terra e se instalam onde encontram apenas um mínimo de espaço e que não têm como se organizar para pedir clemência e socorro. A vocês, uberlandenses em geral e comerciantes de produtos pet, também vai o nosso pedido: doem ração e remédios (medicamentos para humanos servem para animais), pois a nossa associação não tem recursos para cuidar dos mais de 200 animais que estão na sede da APA.

Quem tiver interesse em conhecer nosso trabalho e nossas necessidades pode ligar para 8825-1810.


Maria Ribeiro N. Crosara (D. Cotinha)
Associação de Proteção Animal (APA)
Uberlândia, MG



PÁGINA ANTERIOR CÃOZINHO FELIZ CÃOZINHO FELIZ CÃOZINHO FELIZ PÁGINA PRINCIPAL