NOTA  DE  PROTESTO

O Observatório Astronômico de Uberlândia protesta contra a destruição da visibilidade do céu noturno em nossa cidade, causada pela instalação de lâmpadas a vapor de sódio, de brilho amarelo forte, em luminárias extremamente dispersivas, que desperdiçam luz, energia elétrica e o nosso dinheiro público, agredindo o meio ambiente sem nenhuma necessidade.

Não se deixe enganar. A luz que sai das lâmpadas diretamente para cima não ilumina o chão nem aumenta a segurança de ninguém. Ela é simplesmente perdida, causando um reflexo na atmosfera que nos rouba a maravilhosa visão do Universo, à qual temos direito inato.

A opção pelo desperdício irracional de luz agride a Natureza, inutiliza o Observatório, elimina a profissão de astrônomo em nossa cidade e prejudica um importante movimento científico e educacional que ora se desenvolve aqui com a participação de uma grande quantidade de crianças e jovens inteligentes, criativos e sensíveis, que se interessam pela Astronomia e pelo futuro do nosso planeta, em respeito às gerações que virão.

Diga não à degradação ambiental imposta. Queremos de volta a nossa cidadania e a escuridão do céu noturno!!!


Roberto F. Silvestre
18 de junho de 2000




VOLTAR