Não é fácil apresentar provas que convençam pessoas leigas de que as viagens tripuladas à Lua foram reais, mas isto se dá pela falta de conhecimentos científicos que elas têm, como se pode notar nos textos das inúmeras páginas da Web que acusam a NASA de fraude, em diversos idiomas.
É extremamente simples mostrar que as supostas provas apresentadas pela turma da acusação são ridículas, como já o fiz até para crianças das primeiras séries escolares. Muitas delas já tinham sido enganadas anteriormente por aquelas leituras tão prejudiciais aos inocentes, que ficam vulneráveis à essa característica perversa que o mundo apresenta nesta era de comunicação tão intensa. Foi possível convencê-las de que suas suspeitas eram somente o resultado de uma brincadeira de mau gosto, que tem o estranho propósito de deseducar, causar confusão e criar dúvidas.
É impressionante o grau de paranóia dos autores dos sites que visitei. Chamou-me a atenção, entre as várias "provas" contra as viagens à Lua, aquela que aponta sombras impossíveis. Já escrevi sobre isso aqui e apresentei algumas fotos reais (mosaico acima) que mostram a possibilidade de termos efeitos interessantes e enganadores quando o terreno é acidentado. Volto agora para mostrar que até mesmo quando o solo é plano e horizontal nós podemos ter situações comuns que são vistas como estranhas pelas pessoas leigas em ciências.
Lamentável é que as pessoas não parem para pensar. Se as fotos não tivessem sido feitas na Lua, por que apresentariam sombras erradas? Uma fraude simulada em um deserto terrestre, por exemplo, mostraria sombras normais, não sombras esquisitas e suspeitas. Daí se pode ver que o que ocorre é uma ignorância total das leis da Natureza por parte de quem vê conspirações em tudo, porque as sombras que aparecem nas fotos da NASA seguem perfeitamente aquelas leis. Mas inúmeros "especialistas" surgem para dizer o contrário e vender seus livros aos incautos.
É importante chamar a atenção para o fato de que os acusadores não fazem experimentos cuidadosos que comprovem a estranheza das sombras. Eles somente "acham" alguma coisa e a afirmam com toda a convicção, como se fosse a mais pura verdade. Um exemplo é o do paralelismo. Quando dois astronautas de mesma altura estão de pé e são iluminados pela luz do Sol, suas sombras se projetam sobre um solo plano e horizontal com comprimentos iguais. Essas sombras são de fato paralelas, mas será que as vemos sempre paralelas, ou o efeito da perspectiva é suficiente para nos iludir?
Nas imagens que você vai ver, feitas com os recursos da computação gráfica, é simulada a colocação de dois toquinhos idênticos de madeira, de formato cilíndrico, dispostos verticalmente sobre uma lajota de cerâmica plana e horizontal, de formato quadrado. A cena é iluminada por uma única fonte de luz distante, para representar o efeito do Sol. Assim, os raios de luz são paralelos e produzem sombras iguais e também paralelas. Preste muita atenção aos efeitos ilusórios da perspectiva, sempre lembrando que eles podem ser obtidos no mundo real de maneira semelhante, como eu sugiro que você faça. Por favor, não afirme de imediato, sem testar, que as imagens geradas por computadores não mostram a realidade do mundo físico, porque eu já verifiquei que estes as produzem com perfeição.
O que estou fazendo aqui não tem o propósito de mudar a opinião dos anarquistas psicopatas que escrevem asneiras na Web, já que os considero como casos perdidos. Eu me dirijo a você, internauta curioso, principalmente criança ou jovem, que gosta de estudar, pensar, pesquisar, testar e ponderar, para depois concluir, procurando sempre a verdade. Faça bom proveito e não se deixe enganar por aqueles que não se importam com você nem com a educação de qualidade que você merece ter.
Vamos às imagens:
1) Nesta imagem você tem uma
visão de cima e distante do cenário, comprovando que as
sombras dos toquinhos são paralelas e de
comprimentos iguais. Você vai andar ao redor do cenário,
para ver o que acontece.
|
|
2) Você muda de lugar. Note como
agora a sombra de um toquinho está bem maior que a do outro.
Isso ocorre porque a sombra
que está mais perto de você vai parecer maior, embora
não seja. Não há nada de estranho nisso, como
alguns poderiam dizer. |
|
3) Quando você deixa o Sol
às suas costas, já é possível notar, mesmo
de longe, que a sombra de um toquinho parece apontar para a direita e a
do outro para a esquerda, como os leigos dizem que não poderia
acontecer de jeito nenhum. A lajota não mais parece quadrada e
passa a ter dois lados opostos convergentes. Impossível? Seria
uma fraude da computação gráfica? |
|
4) Você chega mais perto dos objetos e nota
que o efeito ilusório de convergência das duas sombras
fica mais evidente. Você ainda acredita que isto não
pode acontecer na Natureza, como dizem aqueles "gênios" que acusam a
NASA de fraude? |
|
5) Agora é a sombra do outro
toquinho que ficou maior, porque você passou para o outro lado e
ela ficou mais perto de você. Será que esse fenômeno
físico tão simples passa a ser misterioso ou suspeito
para os seguidores das seitas baseadas em conspirações? |
|
6) Agora você vai até o centro
da lajota, olha em direção aos toquinhos e vê que
as sombras saem deles divergindo, como muitos dizem ser
impossível. Parece lógico que elas vão se separar
cada vez mais. Então, você decide olhar para o lado
oposto, para ver as extremidades das sombras ainda mais separadas do
que você está vendo aqui. |
|
7) Você faz a meia volta e, quando
olha para aquelas extremidades, percebe que as sombras estão
fazendo o oposto do que você esperava ver, ou seja, convergindo.
Como é possível isso? As mesmas sombras que estavam
divergindo estão agora convergindo, sem que você mudasse
de lugar. Mais uma evidente fraude da Ciência? |
Não importa descrever a razão da ocorrência dos fenômenos de perspectiva responsáveis pelos efeitos que você viu acima. O que conta aqui e agora é o fato inegável de que é assim mesmo que as sombras são, às vezes difíceis de entender. O problema é que quando elas acontecem na Lua passam a ser chamadas de fraude e conseguem deixar muita gente boa desconfiada.
As sombras de astronautas e objetos fotografados na Lua são apenas uma das "provas" apresentadas contra a NASA. Todas as outras pecam pela mesma falta de conhecimentos básicos de seus autores. Nada do que encontrei nos sites sobre conspirações científicas resiste a uma análise séria. Por isso, não se deixe iludir por pessoas de atitudes suspeitas e muito menos preparadas do que você. Leia tudo com muito cuidado e desconfie sempre, que é o que os próprios apontadores de fraudes dizem que devemos fazer.