Os quinhentos anos do Brasil


Bandeira do Brasil (notaram que nela há estrelas?)

Você sabia que quando Pedro Álvares Cabral chegou pela primeira vez ao Brasil o calendário vigente era diferente do que utilizamos hoje? Naquela época o calendário adotado era o Juliano e atualmente é o Gregoriano, mais concordante com as estações do ano.

Em 1582, a mudança de um sistema de contagem de tempo para outro corrigiu um erro acumulado de 10 dias, fazendo com que o dia seguinte ao 4 de outubro fosse o dia 15, e não o dia 5. Além disso, a regra para a intercalação dos anos bissextos foi substituída por uma outra mais exata do que simplesmente colocar um dia a mais em fevereiro a cada quatro anos, como se fazia antigamente, e que tinha sido responsável por aquele erro.

É bom saber, e divulgar, que ninguém se incomodou em converter, para o novo sistema, as datas de fatos importantes ocorridos antes daquela mudança tão necessária. Para não complicar as coisas, demos preferência ao uso das datas históricas nominais, daquela época. Assim, se Cabral descobriu o Brasil em 22 de abril de 1500, mas usava um calendário errado, chegou aqui, de fato, em 2 de maio do calendário mais correto que utilizamos hoje.

Quando comemoramos os 500 anos do Brasil, em 22 de abril do ano 2000, ninguém imaginou que estávamos fazendo a festa dez dias antes do verdadeiro aniversário da Pátria.



VOLTAR