O eclipse e seu signo astrológico


Estamos vivendo numa época muito confusa, na qual a Ciência não consegue competir em nível de igualdade com os apelos da turma que tem explicações alternativas para o Universo e seus fenômenos.

Para saber onde estou querendo chegar, diga, com sinceridade, qual dos dois textos abaixo você acha que seria mais atraente, facilmente "compreendido" e aceito pela maioria da população brasileira?


( 1 ) A existência de um limite para as velocidades, de valor constante e independente do sistema inercial de coordenadas em relação ao qual é medido, implica uma revisão dos nossos conceitos de espaço e tempo, que devem ser vistos agora como partes de uma estrutura quadridimensional, o espaço-tempo, cuja forma geométrica é moldada pela presença da matéria e pelo movimento do observador. Fenômenos como a simultaneidade deixam de ser absolutos na Física moderna. De fato, dois eventos que ocorram ao mesmo tempo em lugares diferentes, do ponto de vista de um observador, podem ser percebidos por um segundo observador como ocorrendo em instantes diferentes e ordenados cronologicamente até de forma inversa daquela que é percebida por um terceiro, se cada um estiver se movendo rapidamente em relação aos demais. Tais fatos nos levam à compreensão de que o estabelecimento de uma ordem única para os acontecimentos do Universo é uma tarefa impossível de ser realizada, porque, para uma mesma seqüência de eventos cósmicos, cada observador pode registrar uma ordem temporal diferente, sem que nenhum deles esteja enganado. Apresenta-se a nós, então, uma nova realidade, na qual o passado e o futuro deixam de ser tão nitidamente definidos.



( 2 ) Visando o seu sucesso na vida e a paz interior que resultará de sua harmonização com os princípios que determinam a Grande Lei do Tao Cósmico, estamos colocando nossos serviços à sua disposição e teremos um imenso prazer em ajudá-lo(a), indicando suas diretrizes pessoais para evitar as reconhecidas influências negativas do eclipse solar do dia 21 de junho de 2001 sobre o seu signo astrológico, baseadas nas mais recentes técnicas, que aliam a informática com a numerologia, energia dos cristais, pêndulos, pirâmides, consultas ao tarot, runas, búzios e a ciência milenar dos Druidas, dos Atlantes, dos intraterrestres de Pelucidar aos extraterrestres das Plêiades, seres de luz com os quais a nossa equipe de profissionais, sensitivos competentes e qualificados, mantém contato telepático permanente, transcendendo o espaço, o tempo e a matéria. Para isso, envie-nos data, hora e local de nascimento mais um cheque nominal no valor de R$120,00 em favor de nossa empresa, representante brasileira da Crooks, Scamps & Sons, que é mundialmente conhecida por sua idoneidade e atuação exemplar durante mais de meio século de sucesso comprovado na orientação de seus clientes para uma existência terrena mais feliz e ressonante com os propósitos da Nova Era.



Um possível modo de pensar


Eu tenho quase certeza absoluta que a maioria das pessoas vai considerar o segundo texto muito mais simpático do que o primeiro. É possível que muitos pensem mais ou menos assim:

"O primeiro texto é muito estranho. Não dá para pescar quase nada dele. Se é que eu captei alguma coisa, ele dá a entender que eu posso jogar fora o meu relógio e comprar uma régua de pulso. Não é possível que alguém acredite naquela confusão. Onde já se viu juntar espaço com tempo, que são coisas tão diferentes? Será que o cara que escreveu quis dizer que se eu for ao cinema e depois ao mercado, meu vizinho que passa de carro vai achar que eu fui ao mercado primeiro e ao cinema depois? Se a gente levar isso a sério, vai acabar escrevendo toda a História ao contrário. Ciência é mesmo uma coisa de gente doida! Esse papo não traz nada que possa mudar o mundo nem melhorar a vida de ninguém. Os cientistas são muito desligados, não sacam nada do mundo real e não estão nem aí para os meus problemas. Nem dá para confiar neles, depois que enrolaram a gente naquela conversa fiada das viagens à Lua. Eu acho bem melhor deixar toda essa bobeira de lado, antes que eu fique maluco que nem eles.

O segundo texto com certeza foi escrito por alguém que se preocupa comigo. O anúncio promete ajuda para que eu me defenda da interferência nefasta do eclipse, que deve mesmo nos criar encrencas, como a gente ouve falar há tanto tempo. Deve ser como os cometas, que até guerras e mortes têm causado. Além disso, a gente vê logo que a turma entende das coisas relacionadas com a evolução espiritual humana e com o nosso destino no planeta Terra. Agora que entramos na Era de Aquário, a gente tem que se preparar para os novos tempos. E se os caras se comunicam com seres evoluídos, a coisa fica ainda mais interessante. Acho um barato esse negócio de ET. Eles devem ter construído as pirâmides do Egito e é por isso que elas têm aquela energia que conserva múmias e alimentos e afia lâminas de barbear. Das influências dos astros todo o mundo já sabe, porque tem os signos e aquele negócio de cortar cabelo e plantar na fase certa da Lua. O que eu vou fazer agora mesmo é juntar uma graninha e pegar as dicas para garantir o meu futuro."


Minha opinião


Um dos problemas que vejo aqui é que falta à Ciência uma divulgação maior, de maneira que seus conceitos possam ser absorvidos com mais facilidade pela população. O primeiro texto trata de um assunto de difícil compreensão e muito distante da vida do homem comum. Por isso, a não ser que quem lê tenha enorme curiosidade científica e uma paixão natural para a investigação dos segredos mais íntimos do Universo, o resultado vai ser uma rejeição total. As fórmulas soltas da Ciência, que costumam ser apenas memorizadas nas salas de aula, nunca serão páreo para os apelos ardilosos a uma explicação fantasiosa e bem mais atrativa do mundo.

O segundo texto vai no ponto certo para o sucesso. Ele massageia o ego do leitor e oferece um mundo mágico, com seres etéreos, bonzinhos, cheios de amor e querendo cuidar de nós. É repleto de frases que, mesmo sem entender, todo o mundo gosta de ouvir, pois nos transportam da dura realidade para o sonho que tanto nos conforta. Embora o texto seja fictício e intencionalmente exagerado, representa algo que vem crescendo cada vez mais na mídia, desviando crianças, jovens e adultos do caminho mais difícil da Ciência. E muitos gastam dinheiro com prazer para permanecerem hipnotizados, já que seria muito pior acordar para uma vida possivelmente medíocre e quase totalmente dedicada à luta pela sobrevivência.

O que fazer? Não sei, mas não consigo ficar calado quando vejo pessoas sendo enganadas e deseducadas por motivos nitidamente comerciais. Se você entendeu o meu recado, pule fora dessa coisa estranha que vem dominando as mentes das pessoas e ajude os outros a fazerem o mesmo, porque a Ciência, dentro da área em que ela atua, ainda nos dá a melhor explicação para os fenômenos, sem deixar de ser também fascinante.



VOLTAR