No início da tarde do dia 24 de abril de 2001, no Jornal Hoje, foi ao ar, em nivel nacional, uma reportagem sobre desperdício na iluminação pública, na qual apareceu o telescópio do Observatório.
A matéria foi muito bem conduzida pelo Luiz Gustavo, da TV Integração, de Uberlândia, mostrando que são desperdiçados pelo menos 25% de toda a luz gerada nas luminárias das nossas áreas públicas. Como bem disse ele, isto significa que, para cada quatro postes de luz instalados, um é jogado fora.
É importante que o povo brasileiro perceba que, enquanto se solicita a ele uma participação no mutirão pela economia de energia elétrica, para evitar o racionamento, uma enorme quantidade de luz é jogada para cima em nossas cidades. Mas não seria melhor tentar educar o povo através de bons exemplos?
A poluição luminosa é pouco conhecida. Ela consome o nosso dinheiro público e agride o meio ambiente, sem nenhuma necessidade. Está na hora de todos nós cuidarmos desse problema com seriedade, porque não são somente os astrônomos que querem ter de volta aquele céu estrelado dos velhos tempos.