A última passagem de boa visibilidade da Estação Espacial Internacional desta série ocorre hoje, segunda-feira, 22 de maio, entre 18:29 e 18:34. Olhem para sudoeste e vejam seu movimento da direita para a esquerda. Às 18:31:47, ela estará a 68 graus acima do horizonte e a 370 km de nós. Passará visualmente perto da estrela mais brilhante do Cruzeiro do Sul por volta das 18:32:40. Se o céu estiver limpo, ela merece uma foto.
Vejam esta foto da passagem da Estação Espacial Internacional sobre Uberlândia, na madrugada de hoje, 19 de maio. A "granulação" da foto ocorreu pela utilização da opção de 400 ASA de sensibilidade na câmera digital. O tempo de exposição foi de 10 segundos, o que fez a trajetória da nave corresponder aproximadamente a 77 quilômetros. A deformação na parte inferior da trilha foi causada pelo acionamento manual do botão da câmera, que estava em um tripé pouco rígido.
Uma boa oportunidade para quem acorda cedo é ver a passagem da Estação Espacial Internacional sobre Uberlândia, ao amanhecer da sexta-feira, 19 de maio, entre 5:48 e 5:53. A previsão indica que a nave estará se movimentando de sudoeste para nordeste, passando ao lado da Lua por volta das 5:50, na parte alta do céu. Sugerimos às escolas que repassem este aviso a seus alunos e os orientem para uma observação correta.
Vejam que beleza de fenômeno esta foto das 10:47 mostra, não somente pela plástica, mas pela precisão do cálculo. Espero que muitos estudantes de Uberlândia tenham conseguido ver.
Vejam esta foto da aproximação aparente entre a Lua e o planeta Vênus, batida às 4 horas e 34 minutos desta segunda-feira.
Na manhã da segunda-feira, 24 de abril, a Lua ocultará o planeta Vênus. Acordem antes das 6 horas e vejam o planeta perto da Lua sobre o fundo de céu escuro, porque é uma cena muito bonita. Devido à visibilidade diurna de Vênus a olho nu, a aproximação entre os dois astros poderá ser acompanhada até o momento do desaparecimento do planeta. Após seu reaparecimento, os dois astros poderão ser vistos em afastamento.
Os horários, calculados para Uberlândia e para o centro do planeta, são os seguintes:
1) Imersão: 10 horas 47 minutos e 31 segundos (a 66° do horizonte)
2) Emersão: 12 horas 08 minutos e 22 segundos (a 48° do horizonte)
O fenômeno poderá ser observado com mais detalhes através de binóculos ou telescópios, tomando-se o cuidado para jamais focalizar o Sol no campo do instrumento, porque isso é extremamente perigoso para a visão. Aconselha-se fazer as observações na sombra de um prédio, por exemplo, para que não ocorram acidentes desse tipo.
Solicitamos que o fenômeno seja divulgado e observado em todas as escolas da cidade, para que os alunos não percam essa rara oportunidade.
A Estação Espacial Internacional deve ficar visível a partir de Uberlândia na segunda-feira, 17 de abril. Se as nuvens permitirem, olhem para Noroeste e vejam a nave passar da esquerda para a direita, entre 18:43 e 18:48. Às 18:45, ela atinge a distância mínima de 381 km até nós, a 67 graus acima do horizonte.
A próxima passagem da Estação Espacial Internacional sobre Uberlândia e região, com boa visibilidade, está prevista para o início da noite da segunda-feira, 17 de abril. Os cálculos da órbita atual indicam que ocorrerá por volta das 18 horas e 45 minutos, mas uma previsão mais precisa será divulgada aqui no domingo, dia 16.
O Jornal Correio publicou matéria sobre a visita de nosso astronauta Marcos Pontes à Estação Espacial Internacional no suplemento Revistinha de ontem, domingo, 9 de abril. O endereço de minha página foi citado e por isso os acessos a ela aumentaram consideravelmente.
Minha sugestão às escolas de Uberlândia é para que motivem seus alunos à busca pelo planeta Vênus, que está visível a olho nu durante o dia claro. Uma referência de posição é olhar bem para cima, na vertical, por volta das 9:30 da manhã. A Lua minguante estará passando perto dele nos dias 25 e 26, sábado e domingo.
O Sol estará passando pelo Zênite de Uberlândia às 12:56 do dia 17 de novembro. Observe a imobilidade das sombras dos objetos em queda livre.
A Estação Espacial Internacional passa hoje sobre Uberlândia e região, de Sudoeste para Nordeste. Olhem para Sudeste e vejam a nave passar da direita para a esquerda, entre 19:10 e 19:14. A melhor visibilidade ocorre a 75 graus acima do horizonte, às 19:13:11. Ela passa pelo Cruzeiro do Sul, Centauro e Escorpião e entra na sombra da Terra às 19:13:36.
Vamos desenhar o Sistema Solar em um muro do Centro Educacional Renascença, mantendo as proporções das distâncias médias dos planetas ao Sol. Será uma atividade realizada com a participação das crianças. Mais detalhes aqui, em breve.
A noite passada foi maravilhosa. Viajei a convite da Escola da Criança - Espaço de Adolescer para realizarmos uma observação prática noturna daquele céu que as cidades desconhecem. Fomos, eu e professores, a uma área rural situada entre Prata e Campina Verde, a mais de cem quilômetros da amarelada Uberlândia. É indescritível a beleza que se vê quando não se está mergulhado na absurda poluição luminosa dos centros urbanos: a Via Láctea, as Nuvens de Magalhães, incontáveis nebulosas, planetas, meteoros a toda hora e uma quantidade inacreditável de estrelas. Obrigado a todos pela oportunidade de participar daquela atividade prazerosa, em companhia tão agradável.
O satélite Iridium 84 vai refletir a luz do Sol em direção a Uberlândia. Olhem para o Sudeste amanhã, 28 de junho, às 18:46:24, a 58 graus de altura em relação ao horizonte. A melhor posição para observar é no meridiano que passa a 3,3 km a oeste do Observatório. Este é um Iridium nota 9 numa escala de 1 a 10. Vale a pena ver.
O satélite Iridium 37 vai refletir a luz do Sol em direção a Uberlândia. Olhem hoje para o lado sudeste, às 18:28:46, a 62 graus de altura em relação ao horizonte. A melhor posição para observar é da parte central da cidade, no meridiano que passa a 1,6 km a leste do Observatório.
A Estação Espacial Internacional passa hoje sobre Uberlândia e região, de Noroeste para Sudeste. Virem-se para Noroeste e vejam a nave passar da esquerda para a direita, entre 18:39 e 18:44. A melhor visibilidade ocorre a 73 graus acima do horizonte, e está prevista para as 18:41:55. Ela entra na sombra da Terra e deixa de ser vista às 18:43:18.
O satélite Iridium 28 vai refletir a luz do Sol em direção a Uberlândia. Olhem hoje para a direção sudeste, às 18:17:17, a 65 graus acima do horizonte. A melhor posição para observar é da parte oeste da cidade.
Ontem terminei de visitar as escolas para avisar sobre a ocultação de Júpiter pela Lua. Acredito que eu tenha conseguido levar a informação a muita gente. A TV Integração divulgou o fenômeno no MG-TV das 12 horas e mostrou uma imagem no MG-TV das 19 horas. Foi gravada uma reportagem em meu observatório durante a ocultação, a ser exibida no MG-TV de hoje. A visão de Júpiter se escondendo atrás da Lua foi magnífica ao telescópio. Bati algumas fotos com filme de 400 ASA.
Não percam a ocultação de Júpiter pela Lua na próxima quinta-feira, 19 de maio. O desaparecimento do centro de Júpiter ocorre às 18:02:23, no limbo escuro e no lado leste. O reaparecimento ocorre às 18:57:30, no limbo claro e no lado oeste. Apesar de o céu estar ainda claro durante o desaparecimento, será possível ver o planeta a olho nu. A próxima ocultação noturna de Júpiter pela Lua em Uberlândia ocorrerá em 2012.
Eu até que tentei registrar aqui todas as palestras e visitas ao Observatório, mas nunca houve antes tanta coisa boa acontecendo ao mesmo tempo. Não estou conseguindo acompanhar a velocidade dos acontecimentos. Infelizmente, para compensar o despertar da Astronomia em Uberlândia, estão chegando a meu bairro as lâmpadas a vapor de sódio instaladas em luminárias dispersivas. Logo não restará mais céu para ver. Talvez eu acabe por desistir de exigir respeito ao meio ambiente e resolva fechar o Observatório. Estou tentando um último contato por carta com uma vereadora que conhece meu trabalho. Se não der certo, não sei mais o que fazer, porque já são treze anos de campanha contra a poluição luminosa, com poucos resultados práticos.
Alunos do Colégio Pirlimpimpim visitaram o Observatório nas noites dos dias 19 e 20. Viram a Lua, Saturno e Júpiter.
Ontem à noite, entre 18:30 e 20:30, os alunos do Infantil do Instituto Teresa Valsé visitaram o Observatório para ver a Lua. Alguns, que ficaram até mais tarde com os pais, viram Saturno e Júpiter.
Hoje fiz uma palestra sobre Astronomia na Reitoria Engenheiro Diniz, de 8:30 às 11:30.
Alunos do Colégio Anglo visitaram hoje o Observatório para ver a Lua e Júpiter, entre 18:30 e 20:30.
Não percam o reflexo da luz solar em uma das antenas do satélite Iridium 76. Cliquem aqui para ver o mapa de localização. Olhem para a direção entre Sul e Sudeste, perto do Cruzeiro do Sul, às 19:38:06 da terça-feira, dia 12 de abril. Acertem seus relógios com precisão.
Fiz três palestras hoje à tarde para turmas de crianças pequenas no Instituto Teresa Valsé.
No próximo dia 12 de abril pode ocorrer o reflexo da luz do Sol em uma das antenas metálicas polidas do satélite Iridium 76. A previsão indica que ocorrerá por volta das 19 horas e 38 minutos, na direção entre Sul e Sudeste e a 37 graus de altura em relação ao horizonte, muito perto de onde estará o Cruzeiro do Sul. Fiquem ligados aqui para mais detalhes nos próximos dias.
Fiz uma palestra hoje à tarde no Colégio Nossa Senhora para uma turma de quinta série.
Gostou de ver o céu pelo telescópio, Thalita? A poluição luminosa está cada vez pior, não é? Viu o estrago que a iluminação de algumas universidades e quadras de esportes está fazendo? Cada uma "queima" um pedaço enorme do céu e a gente nem pode falar nada, porque não existem leis para impedir que joguem luz para cima e para dentro das casas, inutilizem as observações e fotografias astronômicas, acabem com o trabalho de divulgação científica dos observatórios, etc. Sabe aquele negócio da liberdade de um que termina onde começa a liberdade do outro? É só uma piada, porque certas autoridades não reconhecem a liberdade e o direito do outro.
Fiz três palestras hoje pela manhã na Escola Sagrado Coração de Jesus, para turmas de quinta, sexta e sétima séries.
Fiz uma palestra hoje pela manhã na Escola Casa Branca, para duas turmas juntas, uma de quarta e outra de quinta série.
Fiz duas palestras hoje à tarde na Escola Estadual da Cidade Industrial, para alunos de quinta série.
O céu noturno está estrelado hoje em Uberlândia. Espero que meus novos amigos, alunos e professoras da Escola Municipal Professor Oswaldo Vieira Gonçalves, onde fiz palestras esta semana, tenham encontrado Júpiter e Saturno com as dicas que dei em sala.
Gostei da praça da Escola. Ela tem grandes espaços livres onde poderíamos construir uma rosa-dos-ventos permanente. Junho é o melhor mês para utilizarmos o método das sombras de uma haste vertical. Vamos pensar nisso?
Agora enrolou. Ninguém vai acreditar, mas hoje à tarde, por volta das 14:50, vi outro "tornadinho" descendo das nuvens. Dois em três dias é meio forçado, mas eu vi mesmo. Só que desta vez eu fotografei. Se a foto sair boa, deixo disponível na homepage.
Acabo de ver um princípio de formação de um tornado no meio de uma tempestade que está ocorrendo na parte leste da cidade. Foi um fenômeno de curta duração e não atingiu o solo. Coisa rara, por enquanto, mas, com o aquecimento global, talvez tenhamos problemas com tornados no Brasil também. Infelizmente, não foi possível filmar ou fotografar.
Se as nuvens de chuva derem uma trégua, poderemos ver hoje, em Uberlândia (às 13:23) e cidades de mesma latitude (quase 19º S), o fenômeno do Sol a pino, que só pode ocorrer na região entre os trópicos (de 23,5º S a 23,5º N).
A Estação Espacial Internacional passa sobre a região de Uberlândia na noite de terça-feira, 28 de dezembro, entre 21:11 e 21:14, de Sudoeste para Norte. Olhem para Noroeste e vejam a nave passar da esquerda para a direita, atingindo uma distância mínima de 398 km de nós, às 21:12:59, quando sua altura em relação ao horizonte é de 64 graus. Ela deixa de ser vista às 21:13:27, quando entra na sombra da Terra, a 52 graus de altura.
O Telescópio Espacial Hubble vai passar hoje sobre nossa região, de Sudoeste para Nordeste, das 21:19 até as 21:23:28, quando entra na sombra da Terra e deixa de ser visto. Quem estiver em Uberlândia deve olhar bem para cima (para o Zênite) às 21:22:53.
A Estação Espacial Internacional deve ser vista de Uberlândia no próximo domingo, dia 31 de outubro, entre 19:49 e 19:51, deslocando-se do Sudoeste para o Oeste. Ela entra na sombra da Terra às 19:50:53, a 51 graus de elevação em relação ao horizonte, logo após atravessar a constelação de Sagitário.
Na noite da quinta-feira, 9 de setembro, encontrei-me com professores e alunos da Escola da Criança numa fazenda entre as cidades de Prata e Campina Verde, para fazer observações do céu a olho nu. Tivemos a oportunidade de ver a Via Láctea, que em Uberlândia já sumiu há muito tempo.
Esta manhã, alunos e professores da Escola Estadual Hortêncio Diniz se reuniram comigo no pátio para darmos início à construção de uma rosa-dos-ventos. O método que está sendo usado é o da marcação de duas sombras de mesmo comprimento, uma pela manhã e outra à tarde. A bissetriz do ângulo formado entre as duas sombras vai indicar o meridiano. O objeto que usamos para projetar as sombras foi um vergalhão bem aprumado. Esperamos que a rosa-dos-ventos seja a base para outro projeto: o do relógio solar.
Uma perguntinha: por que não temos uma rosa-dos-ventos em cada praça pública e em cada escola de nossa cidade?
O trânsito de Vênus foi muito interessante. Tivemos sorte pelo céu impecável de nossa região nesta manhã tão especial. Capturei várias imagens pela Internet durante a madrugada e bati muitas fotos entre 6:45 e 8:30.
O trânsito de Vênus ocorre na madrugada e em parte da manhã da terça-feira, dia 8. Esse evento raro será transmitido ao vivo pela Internet (aqui). Quem não estiver preparado para a observação segura do Sol não deve tentar olhar porque é muito perigoso.
Estarei no Bloco 3Q do Campus Santa Mônica, de 25 a 28 de maio, de 8:30 às 11:30 e de 14 às 17, para apresentar o projeto de Astronomia aos visitantes da I Semana Acadêmica da UFU. Vai ser muito chato ficar parado lá sem computador. Quem puder, apareça para a gente conversar.
No início da noite do dia 4 de maio, terça-feira, teremos um eclipse lunar diferente, porque sua maior parte ocorrerá para nós abaixo do horizonte. A Lua nascerá totalmente eclipsada, numa posição 17 graus à direita do Leste. Pode ser difícil vê-la até que atinja uma certa altura, principalmente por causa do céu claro.
Notem o alinhamento Sol-Terra-Lua, nesta ordem, necessário para a ocorrência de um eclipse lunar. Quando o Sol estiver descendo perto do Oeste, a Lua Cheia eclipsada estará subindo perto do Leste.
Tabela de horários:
A parte interessante, então, ocorrerá das 17:49 até as 19:12, já que a fase penumbral é de pouca visibilidade.
A Estação Espacial Internacional deve passar entre Vênus e Marte hoje, quarta-feira, 10 de março, às 19:36:40.
A Estação Espacial Internacional deve passar sobre a região de Uberlândia na terça-feira, dia 9 de março, entre 19:02 e 19:08. Olhem para o Sudeste e vejam o movimento da nave, da direita para a esquerda. O melhor momento de observação ocorre às 19:05:05, a 43 graus acima do horizonte, quando ela estará a 533 km de nós.
A Estação Espacial Internacional deve passar sobre Uberlândia no domingo, 14 de dezembro. Olhem para Noroeste e acompanhem a "subida" da nave, a partir das 21:10, até que ela entre na sombra da Terra, às 21:12:40, na parte alta do céu, visualmente perto de Marte, quando estará a 383 quilômetros de nós.
O professor Walmir Cardoso, astrônomo, estará em Uberlândia para a Conferência de Abertura da 1ª Semana Científica e Cultural do Curso de Pedagogia, Gestão e Tecnologia Educacional da Uniminas, na quinta-feira, 27 de novembro, às 20 horas, no Anfiteatro do Bloco D, no Campus Colina.
Temos uma previsão para o reflexo da luz do Sol pela antena direita do satélite Iridium 76, no sábado, 29 de novembro, às 19:54:00. A direção é entre Sul e Sudoeste. A elevação em relação ao horizonte é 31 graus.
Na tarde da quinta-feira, 13 de novembro, fiz uma palestra para alunos de duas turmas de quinta série, no Instituto Teresa Valsé, no bairro Brasil.
Na tarde da quarta-feira, 12 de novembro, recebi os alunos do 1º Colegial da Escola Estadual Professor Vicente Lopes Perez, de Monte Carmelo, para uma conversa sobre a XII Feira Científico-Cultural, que ocorrerá no dia 29 de novembro, das 14 às 18 horas.
Na manhã da quarta-feira, 12 de novembro, fiz uma palestra para alunos de três turmas de quinta série, no Instituto Teresa Valsé, no bairro Brasil.
Na manhã da terça-feira, 11 de novembro, fiz duas palestras para alunos de três turmas de quarta série, na Escola Municipal Sérgio de Oliveira Marquez, no bairro Pacaembu.
Na segunda-feira, 17 de novembro, às 12:56 do horário de verão, o Sol estará sobre a vertical de Uberlândia. Observem as sombras dos postes. Larguem objetos a partir de qualquer altura e notem como suas sombras não se movem. Façam a mesma coisa em junho, ao meio-dia, e vejam a diferença. Ela prova que nossos livros escolares estão errados.
A Estação Espacial Internacional deve passar sobre Uberlândia na segunda-feira, 10 de novembro. Olhem para Sudoeste e acompanhem a "subida" da nave, a partir das 20:47, até que ela entre na sombra da Terra, às 20:50:01, na parte alta do céu, visualmente perto de Marte, quando estará a 389 quilômetros de nós.
Temos uma previsão para o reflexo da luz do Sol pela antena direita do satélite Iridium 64, na quinta-feira, 6 de novembro, às 19:51:24. A direção é entre Sul e Sudoeste. A elevação em relação ao horizonte é 35 graus.
Teremos um eclipse total da Lua no sábado, 8 de novembro, conforme está detalhado na minha homepage, na seção de fenômenos. Se as nuvens permitirem, vejam o alinhamento Sol-Terra-Lua. Notem como a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua. O Sol se põe quando a Lua Cheia nasce no ponto oposto do horizonte, às 19 horas e 17 minutos do horário de verão.
Na tarde da terça-feira, 4 de novembro, fiz duas palestras para alunos das quartas séries da Escola Municipal Sérgio de Oliveira Marquez, no bairro Pacaembu.
Na manhã da quinta-feira, 30 de outubro, fiz uma palestra para alunos do 2º Colegial da Escola Estadual Ângela Teixeira, no bairro Daniel Fonseca.
Temos uma previsão para o reflexo da luz do Sol pela antena direita do satélite Iridium 70, na quarta-feira, 29 de outubro, às 20:31:45. A direção é Sul e a elevação em relação ao horizonte é 25 graus.
Foi espetacular o reaparecimento de Vênus no domingo, 26 de outubro, às 20:01:42, embora difícil de ver por causa das nuvens. A olho nu deu para notar um ponto muito brilhante encostado na parte inferior da Lua Nova, que estava muito fina. Uma beleza rara, porque não teremos um fenômeno como esse por muitos anos.
Alunos da Escola de Educação Básica da UFU estão desenvolvendo um projeto, com suas professoras, para a construção de uma rosa-dos-ventos e de um relógio solar, bem do jeitinho que deveria existir em cada praça e em cada escola da cidade.
Atenção, turmas das quintas séries A, B e C, aqui vai uma sugestão para a peça principal do relógio, que depois deverá ser inclinada de um ângulo igual à latitude de nossa cidade e orientada para que o ponteiro fique paralelo ao eixo da Terra: figuras ( 1 , 2 , 3 ) e vídeo.
Após a palestra de 24 de setembro, alunos e professoras enviaram mensagens a mim.
Estou disponível para fazer a outra palestra, conforme prometi. Só depende de marcarmos uma data para meu retorno à ESEBA, quando falarei sobre o Universo e mostrarei muitas fotografias. Aguardo um telefonema das professoras.