Use bem o correio eletrônico


Anote o endereço de minha página principal e, quando precisar escrever a mim sobre temas relacionados com a Astronomia, veja qual é meu endereço eletrônico atual, porque ele pode mudar. Não posso avisar quando vou trocar de e-mail a todas as pessoas que conheço, porque não mantenho tabelas de endereços eletrônicos em meus computadores.

Se sua mensagem não for bem identificada, provavelmente eu não a lerei, porque apago tudo o que se assemelha a spam, sem olhar o conteúdo. Por isso, preencha o campo de assunto de uma forma que eu possa perceber que não se trata de mais uma irritante e inútil propaganda não solicitada enviada por um dos predadores da rede.

Se quiser me mostrar uma página interessante que você encontrou na Internet, não a copie para dentro de sua mensagem, pois esta ficará grande sem necessidade. Copie o endereço da página e cole somente o link na mensagem. Lembre-se de que uma mensagem com dois mil bytes é menor, mais elegante, mais rápida e mais agradável de ser recebida do que outra com dez milhões de bytes.

Não repasse tudo o que recebe para sua lista de contatos, principalmente se meu endereço eletrônico estiver nela. Avisos sobre vírus são inúteis e costumam ser falsos, criados para causar tumulto. Políticos corruptos riem das campanhas contra eles via e-mails contendo listas enormes de pessoas revoltadas. Melhor mesmo é usar programas contra vírus e votar direito.

Não estou interessado em correntes via correio eletrônico. Eu nunca passo adiante essas mensagens, por mais nobres e humanitárias que elas pareçam. A razão é simples: elas só servem para causar o engarrafamento do tráfego de dados na Internet. Se você tem uma grande causa a defender, crie uma página e a divulgue nas redes sociais adequadas.

Não envie arquivos anexos, porque minha caixa postal tem pouco espaço e porque eu nunca os abro. Mensagens de grande volume são um transtorno para quem recebe muitas por dia. Elas entram na fila e atrasam o recebimento de outras mensagens que precisam ter uma resposta imediata.

Não use cores ou imagens no plano de fundo de suas mensagens, porque isso faz com que elas fiquem enormes e ilegíveis. Não use código HTML. Escreva com texto puro e simples, sem atributos de cor, tamanho ou fonte, porque eles não vão se mostrar a mim do mesmo jeito bonitinho que você vê em seu computador. Lembre-se de que outras pessoas podem não usar o mesmo programa de correio eletrônico que você.

Use a Internet de um modo inteligente e responsável.



VOLTAR