Ver a sombra da Terra é fácil. Quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham, nesta ordem, podemos observar um eclipse lunar parcial ou total, que mostra a sombra de nosso planeta projetada sobre a superfície de nosso satélite natural.
Mas você sabia que é possível ver a sombra da Terra em dias comuns, sem eclipse? Se o céu estiver limpo, sem nuvens, imediatamente após o desaparecimento do Sol no horizonte oeste, no fim da tarde, olhe para o horizonte leste, no lado oposto. Note como uma região de um azul mais escuro começa a subir lentamente, com um limite razoavelmente bem definido e paralelo ao horizonte. É a sombra da Terra, escurecendo a atmosfera inferior, próxima ao solo e mais poluída, enquanto as camadas de ar mais altas e mais limpas ainda recebem a luz do Sol.
Durante o dia, o Sol está exposto e a sombra da Terra está voltada para baixo, invisível a nós. Após o Sol mergulhar atrás do horizonte, a sombra do nosso planeta começa a se levantar no lado contrário, ficando visível por alguns minutos. Quando a sombra da Terra escurecer mais aquela parte da atmosfera que está sobre nós, deixamos de ver a linha divisória entre a luz e a sombra. Pouco tempo depois, as estrelas começam a aparecer, o crepúsculo termina e a noite chega.
Você também pode ver a sombra da Terra descendo, aproximando-se do horizonte oeste, um pouco antes do nascer do Sol.