Nosso planeta realiza uma volta em torno de si mesmo aproximadamente a cada 24 horas. Como esse movimento é suave, com baixa aceleração, nós não o sentimos e preferimos acreditar que são os outros astros e a própria esfera celeste que giram ao redor de nós.
Quando vemos o Sol ou a Lua nascendo ou se pondo no horizonte, costumamos pensar que esses objetos cósmicos estão de fato fazendo aquele movimento ascendente ou descendente, mas é a rotação da Terra que nos dá essa ilusão. Mesmo quando conhecemos a verdade sobre esses movimentos, nós ainda continuamos vendo o céu girar.
Siga as instruções abaixo para capturar a imagem da rotação da Terra em uma fotografia:
Em noite de céu totalmente limpo e sem Lua visível, saia da cidade, senão a poluição luminosa vai torrar o seu filme.
Coloque a máquina em um tripé e aponte para o Sul ou para o Norte, dependendo do hemisfério em que você estiver.
Incline a máquina para cima de maneira que o ângulo de seu eixo óptico com a horizontal seja igual à latitude do local.
Focalize no infinito, abra todo o diafragma e mude a velocidade para longa exposição (em algumas câmeras essa escolha é indicada pela letra B).
Utilize um disparador com trava e bata a foto. Faça testes com exposições de 5, 10, 15, 20 ou mais minutos. Não se esqueça de tirar a tampa da lente.
Mande revelar o filme e peça ao pessoal para fazer TODAS as fotos, senão eles não vão fazer e dizer que "não saiu nada". É o que sempre ocorre com fotos do céu. Se preferir, mande apenas revelar o negativo e olhe as chapas com uma lupa, escolhendo depois quais delas devem ser passadas para o positivo.
Uma experiência como essa vai mostrar a trilha curva das estrelas e o fato surpreendente, desconhecido pela maioria das pessoas, de que existem dois pontos no céu que não se movem. São os lugares para onde aponta o eixo de rotação da Terra. É lógico que você só vai ver um deles de cada vez. Esses pontos são os pólos celestes, que ficam exatamente acima dos pólos geográficos, um em cada hemisfério.
Se a foto for feita sem a preocupação de mirar em um pólo celeste, as estrelas e planetas vão produzir trilhas que serão tanto mais retas e maiores quanto mais para longe dos pólos a máquina for apontada. Se você mirar no Equador Celeste, as trilhas serão retas.
Faça a foto. É muito fácil.