Aprenda com o nascer do Sol


Sol nascente

Há muito tempo atrás, quando as cidades ainda não existiam, os seres humanos viviam se escondendo em cavernas. Sem aparelhos de TV para distraí-los, aqueles nossos antepassados ignorantes deviam olhar, apreciar e respeitar mais as coisas da Natureza do que fazemos hoje. Assim, observando com curiosidade os fenômenos astronômicos, aos poucos eles foram percebendo a existência dos ciclos mais importantes, como o dia, o ano e as estações.

Uma das primeiras coisas que eles notaram, com certeza, deve ter sido a variação da posição onde o Sol nascia a cada dia. Eles devem ter logo percebido que as épocas de calor e de frio tinham relação com aqueles pontos do horizonte onde o Sol surgia misteriosamente pela manhã. Um troglodita do Hemisfério Sul, por exemplo, via o Sol nascer muito à esquerda no início do inverno e muito à direita no início do verão. No início do outono e no início da primavera o Sol nascia para ele naquele ponto do horizonte ao qual damos o nome de Leste. Será que tudo isso ocorre hoje de um modo muito diferente?

Reviva a experiência dos nossos distantes antepassados, observando o nascer do Sol real. Anote ou fotografe a posição onde ele surgir, pelo menos uma vez por mês. Em bem pouco tempo você poderá comprovar que nada mudou e que o único sol que nasce todos os dias no mesmo lugar do horizonte é o sol dos nossos livros escolares.



VOLTAR