Arrastão da Astronomia


Feira de Ciências

A realização de feiras de ciências nas escolas é muito importante para desenvolver o gosto dos alunos pela pesquisa e fazer com que eles aprofundem seus estudos nas áreas de conhecimento de maior interesse.

A Ciência Viva, que ocorre todos os anos no pavilhão de exposições da ACIUB, reúne ótimos trabalhos produzidos nas escolas de nossa região. Neste ano 2000, como nos anteriores, havia alguns sobre Astronomia, que nunca deixo de visitar para trocar idéias com os alunos.

Sabendo que na noite da sexta-feira, 24 de novembro, a Estação Espacial Mir, da Rússia, estaria passando sobre Uberlândia, divulguei a informação através de um folheto distribuído para alguns desses grupos que apresentavam trabalhos. Combinamos que nos reuniríamos um pouco antes do horário previsto, para ir lá fora ver a nave atravessar o céu entre 20:14 e 20:19.

Eram 20 horas e 5 minutos quando comecei a percorrer os estandes, chamando a turma para ver o satélite. Por onde passávamos, mais crianças e jovens iam se juntando a nós. Suas vozes e correria chamavam a atenção dos visitantes, que também nos seguiram num verdadeiro arrastão de curiosos.

Na hora calculada surge a Mir, num céu impecável, aproximando-se de nós em alta velocidade, a 350 km de altitude. A surpresa foi geral. Ao mesmo tempo, em vários pontos da cidade, outras pessoas avisadas também olhavam para cima. No Colégio Batista Mineiro, durante uma festa, diretora, professores e pais se emocionaram quando a viram passar sob os gritos dos alunos.

Quando você quiser, entre em contato conosco e saiba quando esses e outros fenômenos ocorrem, para que possa observar com seu grupo de amigos.


Roberto F. Silvestre
Jornal Correio - 02/12/2000



VOLTAR