O planeta invasor


Ameaça à Terra

Crescem cada vez mais em número, no mundo todo, as tentativas para assustar as pessoas com estórias de eventos cósmicos iminentes, como as mudanças a ocorrer na Terra pela aproximação de um astro que já estaria penetrando no Sistema Solar.

Hercólubus, Baal, Absinto, Marduk, Nêmesis e Nibiru são alguns dos nomes dados a esse corpo celeste que está aterrorizando muita gente. Ele estaria a caminho para nos destruir ou transformar, invalidando algumas leis da Física, o que para muitos não tem importância, já que não as compreendem.

Em alguns textos o astro invasor é citado como sendo o planeta que orbita a Estrela de Barnard, uma das mais próximas de nós. Muito estranho, já que, se ele gira ao redor daquela estrela, não pode estar vindo para cá. Além disso, um cálculo simples mostra que, mesmo que viesse, gastaria milhares de anos num percurso de vários trilhões de quilômetros.

Vivemos numa época em que é mais comum o povo acreditar num palpite, produto dos pesadelos de uma pessoa de equilíbrio mental questionável, do que entender as explicações de um cientista sério sobre o resultado de suas pesquisas. Ciência é difícil porque exige muito estudo e dedicação. Mágica é bem mais simples porque basta acreditar nela. Daí termos tantas coisas absurdas veiculadas através da mídia, simplesmente porque vendem ou dão IBOPE, deixando a lógica e a verdade em segundo plano.

Os educadores devem estar atentos às preocupações das crianças que tiverem contato com essas informações falsas e perigosas, procurando evitar que o medo irracional do que não existe venha a prejudicá-las.


Roberto F. Silvestre
Jornal Correio - 02/09/2000



VOLTAR