A poluição luminosa em perguntas e respostas

  1. O que é poluição luminosa?
    É a luz externa excessiva e mal direcionada que causa o fulgor que se vê no céu acima das cidades.
  2. Como a poluição luminosa é causada?
    Pelas luminárias mal desenhadas, que lançam grande quantidade de luz para cima.
  3. Que prejuízo causa a luz que vai para cima?
    Além do desperdício, essa luz ilumina a atmosfera, impedindo que se veja bem o céu, que é um patrimônio de grande importância para a Ciência.
  4. A poluição luminosa pode ser evitada?
    Facilmente. Basta que se tenha o cuidado de utilizar, nas vias públicas, luminárias que só lancem luz para o chão, no máximo até a base do poste seguinte.
  5. Qual a vantagem disso?
    Aproveitar toda a luz, criada pela luminária, para iluminar o chão e não o céu. Além disso, a luz concentrada em uma área menor ilumina mais.
  6. Como se reconhece uma luminária causadora de poluição luminosa?
    A regra básica é que nunca se deveria poder observar a fonte geradora de luz e sim a área iluminada. Uma luminária é malfeita se permitir que sua lâmpada seja vista à grande distância ou de locais mais altos que ela. Infelizmente é só o que se vê nas cidades hoje em dia.
  7. Mas, se as lâmpadas não podem ser vistas, as ruas não ficam mais escuras?
    Muito pelo contrário. Nós precisamos ver o chão e não as lâmpadas. A observação direta das lâmpadas ofusca nossa visão e fecha nossas pupilas, diminuindo a visibilidade das ruas.
  8. O que é luz intrusa?
    É a iluminação local incômoda, que invade nossas casas sem o nosso consentimento. Pode ser gerada pelas próprias luminárias das vias públicas ou por qualquer outra fonte de luz próxima.
  9. Qual é o problema causado pela eletrificação rural?
    A eletrificação rural traz grandes benefícios. O problema está no mau uso dela na iluminação incorreta, que pode ofuscar o céu também longe das cidades. É preciso educar o homem do campo para que isto não aconteça.
  10. Como construir uma luminária correta?
    Ela deveria ter uma abertura inferior horizontal, uma lâmpada oculta dentro da proteção metálica e nunca utilizar um globo de vidro projetado para fora. Em geral, as atuais são inclinadas, com lâmpadas expostas ou usando aqueles globos, que são os principais causadores da emissão de luz na direção errada.


Roberto F. Silvestre
ASTRÔNOMO AMADOR



VOLTAR