O Centro de Estudos do Universo

Centro de Estudos do Universo - Brotas, SP

No dia 21 de julho de 2001, visitei as instalações do Centro de Estudos do Universo, que já se encontra em funcionamento na cidade de Brotas, a 230 km de São Paulo. Ele deveria ser conhecido por todos os nossos alunos.

Com um projeto arquitetônico arrojado e inovador, o CEU dispõe de observatório astronômico, planetário, sala de exposições, anfiteatro multimídia e teatro de arena, tudo isso construído em dois pavimentos, numa área corretamente iluminada, com jardins bem cuidados, incluindo uma cachoeira artificial e uma réplica do complexo megalítico de Stonehenge.

Todo o material didático exibido no telão de quatro metros do anfiteatro é produzido pela equipe técnica que administra as atividades do Centro, utilizando os mais modernos recursos da computação gráfica. Nos intervalos das apresentações, as imagens captadas eletronicamente pelo telescópio principal podem ser direcionadas ao anfiteatro e mostradas ao público.

Na laje de observação são instalados outros telescópios para que os visitantes possam complementar o que se vê a olho nu, sempre com as importantes explicações dos astrônomos de plantão, com quem todos podem tirar dúvidas e matar curiosidades. O teatro, além de seu uso tradicional, se transforma à noite em um cinema ao ar livre, onde são apresentados documentários científicos de ótima qualidade.

Durante as dezesseis horas em que lá estive, eu imaginava a razão de não termos um projeto maravilhoso como aquele desenvolvido em todo o País, pois ele está entre os melhores modos de se mostrar às pessoas que se pode aprender coisas úteis através da realização de atividades verdadeiramente prazerosas.

Jornal Correio - 01/09/2001